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COVID-19 - FAQ PROGRAD

FAQ - ProGrad/UFSCar

ESTE DOCUMENTO PODE SOFRER ALTERAÇÕES A QUALQUER MOMENTO
Atualizado em 08/05/2020 - 15h05min

 

As Portarias GR-4371 e GR-4380 da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de 15/03/2020 e 20/03/2020 respectivamente, estabelecem a suspensão de aulas e atividades curriculares presenciais por tempo indeterminado e replanejamento de atividades administrativas a partir de 16/03/2020, como medida de prevenção ao COVID-19. A Resolução CoG nº 319 suspende o calendário acadêmico dos cursos presenciais de graduação da Universidade Federal de São Carlos pelo tempo que perdurar a situação de emergência em saúde pública decorrente da epidemia de coronavírus (COVID-19) no estado de São Paulo.

Assim, a ProGrad faz os seguintes informes:

Estão suspensos atendimentos presenciais e por telefone na ProGrad por tempo indeterminado. Todo contato com a ProGrad deverá ser feito através dos e-mails abaixo:

  • Ingresso: ingresso@ufscar.br;
  • Desenvolvimento pedagógico: didped@ufscar.br;
  • Acompanhamento pedagógico para estudantes: caape@ufscar.br;
  • Financeiro: seafc-prograd@ufscar.br;
  • Estágio e mobilidade: cem@ufscar.br;
  • Gestão e registro acadêmico: digra@ufscar.br;
  • Assuntos gerais: prograd@ufscar.br;
  • Dúvidas específicas sobre questões relativas ao COVID-19: prograd-coronavirus@ufscar.br;
  • Dúvidas específicas sobre o campus Araras: deeg-araras@ufscar.br
  • Dúvidas específicas sobre o campus Lagoa do Sino: deegls@ufscar.br
  • Dúvidas específicas sobre o campus Sorocaba: deegsor@ufscar.br

Abaixo respondemos algumas das perguntas mais frequentes que estão sendo feitas por e-mail.

 

  • INGRESSO NA UFSCar:

 

1. O calendário do ingresso está suspenso até quando?

R. Os calendários das seleções para ingresso (ENEM/SiSU, Indígenas e Música) estão suspensos por tempo indeterminado, devido à emergência causada pelo COVID-19.

Solicitamos aos candidatos que receberam o resultado "deferido" nas comissões de verificação e aqueles que ainda estão na lista de espera aguardando as próximas convocações que fiquem atentos aos informes futuros a serem divulgados nas páginas www.ufscar.br e www.ingresso.ufscar.br.

Assim que possível publicaremos novo cronograma referente à seleção para ingresso UFSCar 2020.

 

2. Como fica a situação de quem está aguardando listas de resultados de comissões e novas convocações nas duas chamadas restantes?

R. As listas de aprovados nos recursos e a lista de espera continuam do ponto em que as atividades foram suspensas. Novas diretrizes serão publicadas e, sobretudo, haverá informações específicas para os estudantes que estão no aguardo para confirmarem suas matrículas.

 

3. Fui convocado em 3ª chamada e compareci no requerimento de matrícula, estou matriculado?

R. Se você pertence aos grupos 4 e 5 sua matrícula já foi efetivada. Caso esteja concorrendo pelos grupos de 1 a 3 a efetivação de sua matricula esta condicionada aos deferimentos das comissões CVA, CVDD e/ou da Avaliação Socioeconômica.

 

4. Fui deferido (a) após recurso numa das comissões (CVA, CVDD, Avaliação Socioeconômica), quando poderei entregar os documentos que faltam para concluir minha matrícula?

R. Você pode entrar em contato com a sua coordenação de curso e se informar sobre as datas, horários para recebimento de documentação. O contato das coordenações de curso está disponível na aba “Cursos Oferecidos”: http://www.prograd.ufscar.br/cursos/cursos-oferecidos no site da ProGrad UFSCar.

 

5. Fui indeferido (a) após recurso numa das comissões (CVA, CVDD, Avaliação Socioeconômica), posso recorrer contra o resultado?

R. Não. Candidatos que foram indeferidos na primeira etapa da comissão de verificação e, após a fase de recursos, tiveram o indeferimento mantido, estão dispensados da Seleção para Ingresso UFSCar 2020, conforme previsto no Edital ProGrad nº 019, de 10 de dezembro de 2019.

 

6. Estou na lista de espera, ainda tenho chances?

R. A lista de espera atualizada pode ser consultada aqui: http://www.prograd.ufscar.br/cursos/ingresso-na-graduacao/cursos-presenciais-sisu/lstEspAtu_pbl.pdf

Leia atentamente as dúvidas frequentes que estão respondidas no link acima e verifique sua posição atualizada na lista.

 

7. Já tenho uma graduação, a UFSCar publicará um edital específico?

R. Caso ainda restem vagas nos cursos e as listas de espera se esgotem, poderá haver um edital para vagas remanescentes, destinado às pessoas que prestaram uma das últimas 5 (cinco) edições do ENEM e, também, para os portadores de diploma.

Observamos que nesta etapa do ingresso, quase todas as vagas foram preenchidas. Contudo, ainda temos comissões de verificação a serem realizadas e, após resultados destas comissões, vagas podem ser liberadas. Outras vagas podem ser disponibilizadas devido a cancelamentos e desistências. Assim, não temos um número oficial de vagas efetivamente preenchidas para cada curso.

Solicitamos, gentilmente, que continue acompanhando as páginas da UFSCar www.ufscar.br e www.ingresso.ufscar.br. Novas informações serão divulgadas nesses endereços.

 

8. A UFSCar participa do SiSU no meio do ano?

R. Não. O Ingresso na UFSCar ocorre no primeiro semestre de cada ano.

 

  • CANCELAMENTO DE MATRÍCULA

 

9. Preciso cancelar minha matrícula na UFSCar, pois vou me matricular em outra Instituição. Como posso fazer?

R. Se não for possível aguardar o retorno do atendimento presencial, você poderá preencher, assinar, reconhecer firma em cartório e nos enviar pelos correios o formulário disponível em:

http://www.prograd.ufscar.br/estudantes-de-graduacao/arquivos-estudantes/formularios/cancelamento-matricula/at_download/file

As instruções estão no próprio formulário.

 

  • DIPLOMAS

 

10. Preciso retirar meu diploma, existe horário específico?

R. A retirada de diplomas deve ser agendada por e-mail. O endereço está disponível em: http://www.prograd.ufscar.br/estudantes-de-graduacao/diplomas/informacoes.

Nesse endereço é possível verificar se o diploma está disponível para retirada.

 

11. Solicitei a 2ª via do meu diploma. Quando posso retirá-lo?

R. A retirada de diplomas deve ser agendada pelo e-mail sera@ufscar.br. Por esse e-mail também é possível verificar se o diploma já está disponível para retirada.

 

  • COLAÇÃO DE GRAU

 

12. Quando serão as colações de grau (pós PAC e pós término do período 2020/1)?

R. Você deverá aguardar a regularização das atividades e dos prazos para realização das atividades de recuperação (PAC) e também os calendários acadêmicos e administrativos de graduação referentes às atividades letivas de 2020.


13. Como faço para solicitar a colação de grau antecipada?

R. Assim como as atividades presenciais estão suspensas, as colações de grau também estão. De todo modo, para solicitá-la encaminhe pelo e-mail sera@ufscar.br o formulário disponível em http://www.prograd.ufscar.br/estudantes-de-graduacao/colacao-de-grau/requerimento-colacao-de-grau-antecipada/at_download/file preenchido com sua necessidade. Solicitamos que anexe comprovantes para justificar a antecipação (pode ser cronograma, edital, e-mails etc.). Além disso, é necessário que você não tenha pendências no curso, ou seja, que suas notas estejam registradas, bem como atividades complementares etc. O não atendimento desse requisito impossibilita a integralização do curso.

 

  • CARTEIRINHA ESTUDANTIL

 

14. Solicitei minha carteirinha estudantil, quando posso retirá-la?

R. A moderação das fotos encaminhadas no pedido de carteirinha está sendo feito de modo remoto. A impressão das carteirinhas será reduzida de modo a evitar deslocamento dos servidores aos postos de trabalho. Tão logo a situação seja normalizada, as carteirinhas serão impressas e encaminhadas às coordenações de curso, onde deverão ser retiradas.

 

  • AUTENTICAÇÃO DE DOCUMENTOS

 

15. Preciso de carimbo e assinatura em alguns documentos. Como faço?

R. Se não for possível aguardar o retorno das atividades presenciais, agende um horário pelo e-mail digra@ufscar.br para que um servidor possa atendê-lo (a) e carimbar o documento ou encaminhá-lo ao setor que poderia fazer a autenticação deste documento.

 

  • APROVEITAMENTO DE ESTUDOS (EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS)

 

16. Ingressei na UFSCar em 2020 e tenho atividades cursadas em outro curso/Universidade e gostaria de solicitar equivalência de disciplinas. Como faço a solicitação?

R. Você deverá encaminhar os planos de ensino das atividades cursadas e aprovadas, juntamente com o histórico escolar para o e-mail da coordenação de seu curso para que seja aberto o processo de aproveitamento de estudos. Caso não tenha o e-mail da coordenação, consulte em http://www.prograd.ufscar.br/cursos.

 

  • CADASTRO E DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

 

17. Meu cadastro possui dados incorretos, como corrigi-los?

R. Caso sejam dados que você consiga alterar, o faça. Caso sejam dados tais como naturalidade, nome de pai/mãe, encaminhe um e-mail para digra@ufscar.br solicitando a correção dos dados. Lembre-se de colocar seu nome completo e seu nº UFSCar.

 

18. Como entregar documentos que ficaram pendentes no momento da matrícula?

R. Você deverá aguardar o retorno do atendimento presencial na UFSCar para entregar os documentos. Você não será prejudicado nesse tempo.

 

  • EXERCÍCIO DOMICILIAR E AFASTAMENTO PARA TRATAMENTO DE SAÚDE

 

19. Preciso entrar com pedido de exercício domiciliar / afastamento para tratamento de saúde. Como posso fazer a solicitação?

R. Encaminhe um e-mail para sega@ufscar.br para que sejam encaminhadas as orientações acerca da solicitação. Para conhecer o procedimento, acesse http://www.prograd.ufscar.br/estudantes-de-graduacao/exercicio-domiciliar

 

  • SUSPENSAO DAS AULAS E ATIVIDADES CURRICULARES

 

20. Como ficam os Programas de Tutoria, Monitoria e bolsa treinamento?

R. Os trabalhos dos bolsistas estão suspensos temporariamente.

As bolsas referentes ao mês de março foram encaminhadas para pagamento normalmente para os alunos que já iniciaram suas atividades. O período de 16 a 31/03 no qual as aulas já estavam suspensas será reposto oportunamente. A partir de 01/04/2020 as bolsas serão suspensas para que sejam pagas concomitantemente com o calendário acadêmico.

 

  • SUPORTE AOS ESTUDANTES DOS CURSOS PRESENCIAIS

 

21. Há previsão de retorno? 

R. As aulas estão suspensas por tempo indeterminado. Não há qualquer definição na UFSCar para a data de reinício das atividades acadêmicas. Aguardamos as orientações do Ministério da Saúde e da Educação, bem como das decisões do Conselho de Graduação. Fique atento (a) às informações pelo portal www.ufscar.br e ao seu e-mail.

 

22. O período de suspensão de aulas será utilizado como substituição das férias de julho?

R. Não há uma resposta para isso, neste momento. As decisões serão tomadas pelo CoG quando for possível o retorno seguro das atividades.

 

23. O (a) professor (a) da disciplina na qual fiquei em recuperação marcou a data da avaliação no período de suspensão das aulas (até dia 29 de março). A avaliação está cancelada?

R. Sim. O calendário de atividades está suspenso, incluindo as avaliações. Escreva para o (a) professor (a) da disciplina para verificar se há uma proposta de nova data. Enquanto isso aproveite o tempo de suspensão para estudar para a disciplina na qual está em recuperação.

 

24. Os prazos para cancelamento de disciplinas e eixos e trancamento do semestre serão mantidos?

R. Todos os prazos do calendário acadêmico e administrativo sofrerão alterações. Sendo assim, aguarde novas informações sobre os prazos.

 

25. Os prazos para recursos e PAC, serão prorrogados?

R. Sim. Os prazos serão readequados juntamente com a proposta de novo calendário acadêmico e administrativo.

 

  • SUPORTE AOS ESTUDANTES DE CURSOS A DISTÂNCIA

 

26. Os cursos EaD mantém inalteradas suas atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

R.  Sim, as atividades no AVA permanecem inalteradas, pois não implicam em contatos que possam expor estudantes, docentes e tutores ao COVID-19.

 

27. E as atividades presenciais, previstas nos cursos EaD, que ocorrem nos Polos Presenciais nos diversos municípios parceiros?

R.   As atividades presenciais estão suspensas em conformidade com a Portaria GR-4370 de 14/03/2020 e em consonância com as medidas protetivas dos municípios que possuem os Polos Presenciais parceiros da UFSCar.

 

  • ESTÁGIOS

 

28. Os estágios deverão ser interrompidos com a suspensão dos calendários acadêmico e administrativo estabelecida pela Resolução CoG nº 319 de 27 de março de 2020? 

R. Não. A Resolução permite excepcionalmente a realização de estágios obrigatórios ou não obrigatórios em regime de teletrabalho ou home office durante a suspensão dos calendários, desde que as propostas de alteração de planos de atividades já em curso ou para o início de novos estágios sejam aprovadas pelas respectivas Coordenações de Curso/de Estágio, podendo inclusive as coordenações delegarem aos professores orientadores a prerrogativa da decisão.

 

29. Sou Coordenador de Curso ou Professor Orientador de Estágios. Posso continuar a tramitar novos termos de compromisso de estágio ou alterar aqueles já em vigência?

R. Sim. Entretanto, considerando os cuidados necessários à contenção da pandemia do Covid-19, a tramitação destes documentos deverá ser feita exclusivamente por e-mail entre as partes, com a necessidade de manifestação e anuência de todos os envolvidos para sua aprovação. No retorno da normalidade das atividades acadêmicas, estes documentos deverão ter suas vias físicas, devidamente assinadas, anexadas às vias dos Termos de Compromisso inicialmente formalizados entre as partes.

É importante ressaltar que os novos estágios apenas poderão começar se, durante o período de suspensão do calendário acadêmico, as atividades planejadas puderem ser realizadas no sistema de home office ou teletrabalho, conforme a Resolução CoG n° 319 (exceto estágios na área da saúde).

 

30. Os estágios realizados nas instalações das concedentes devem ser suspensos?

R. Sim.  A Resolução CoG nº 319 permite apenas estágios que possam ser realizados no sistema de teletrabalho ou home office, além dos estágios da área de saúde, conforme determinado pela Portaria GR nº 4380 de 20/03/2020.

 

31. As atividades de estágio podem ser desenvolvidas em home office?

R. Sim. Como já mencionado, a Resolução CoG nº 319 autorizou em caráter excepcional e temporário a realização de estágios que comportem tal regime de execução de atividades, desde que aprovados pelas respectivas Coordenações de Curso/de Estágio, podendo inclusive as coordenações delegarem aos professores orientadores a prerrogativa da decisão.

O Termo de Adequação do Plano de Atividades está disponível neste link e não precisará ser adicionado no formulário do SIGA.

 

32. O seguro pago pela UFSCar aos estagiários prevê auxílio para quem adoecer?

R. Não. A apólice contratada pela UFSCar tem cobertura limitada a sinistros que levem à Morte Acidental (MAC), Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA), Despesas Médicas Hospitalares e Odontológicas (D.M.H.O.) e Assistência Funeral, sem previsão de cobertura em casos de contração de doenças contagiosas.       

 

  • MOBILIDADE

 

33. Os alunos que estão em mobilidade internacional que retornarem poderão se inscrever nas atividades curriculares?

Sim, desde que ainda não tenha transcorrido mais do que 25% do semestre letivo (descontado o período de suspensão vigente).  O aluno devera entrar em contato com seu coordenador, e o coordenador solicitara as inscrições a DiGRA via SEI.

 

  • USO DE RECURSOS VIRTUAIS PARA AS ATIVIDADES CURRICULARES

 

34. Devo começar a fazer atividades a distância com meus alunos do primeiro semestre letivo de 2020 ou do ano letivo de 2020?

R. Não. As atividades curriculares estão suspensas desde 16/03/2020 apor tempo indeterminado. De forma que quaisquer atividades realizadas ao longo deste período, observadas as exceções estabelecidas na Resolução CoG nº319 , não poderão ser usadas posteriormente como reposição de conteúdos ou aulas.

 

35. Haverá substituição de aulas presenciais por aulas na modalidade à distância?

R. Não. O Conselho de Graduação posicionou-se em 26/03/2020 contrário a substituição de atividades presenciais por atividades à distância.

 

 36. Que suporte a UFSCar dará aos docentes se houver necessidade de fazermos atividades à distância e aos que ofertarão atividades no período Suplementar?

R. A ProGrad esta em parceria com a SEAD e a SIn, na discussão da facilitação do uso do moodle e de TICs para abordagens pedagógicas híbridas em atividades presenciais. 

A SEAD coloca-se à disposição para quem quiser maiores orientações através do e-mail: secretaria@sead.ufscar.br e indica particularmente o site inovaeh.sead.ufscar.br que possui um conjunto de materiais que ensinam o docente sobre o ensino híbrido, tutoriais para utilização do moodle e ferramentas web 2.0, e também o POCA, com diversos cursos curtos que podem ser úteis aos docentes que desejarem se aperfeiçoar neste momento.

Foi criado também o espaço virtual “Assessoria Pedagógica para o Período Suplementar”, um espaço destinado a apoiar docentes que ofertarão atividades no âmbito do Calendário Suplementar, aprovado pela Resolução CoG nº 320, DE 13 DE ABRIL DE 2020. Para atender aos desafios que o momento atual demanda, este será o principal canal de comunicação, para assessoria técnica e pedagógica, durante a realização das atividades do período suplementar para os docentes e equipe pedagógica..

 

 37. Haverá alteração nos prazos dos Planos de Ensino? Poderemos alterar planos de ensino já consolidados?

R. Os prazos relativos aos planos de ensino serão flexibilizados. Se for pertinente e necessário, planos de ensino poderão ser refeitos ainda que já tenham sido consolidados.

 

  • CALENDÁRIO SUPLEMENTAR

 

38. O que é o Calendário Suplementar?

R. É um calendário de oito semanas que teve inicio 04/05/2020 destinado exclusivamente a oferta de ACIEPES, disciplinas e atividades de monografia ou trabalho de conclusão de curso e seus respectivos projetos.

 

39. As atividades realizadas no Calendário Suplementar poderão ser utilizadas para integralização dos cursos?

R. Sim. Conforme Resolução CoG nº 320, as atividades cursadas no período suplementar serão contabilizadas para integralização dos cursos, observando-se o limite máximo de 40% da carga horária total do curso, conforme estabelecido em lei.