Você está aqui: Página Inicial / COVID-19 - FAQ PROGRAD ATUALIZADA

COVID-19 - FAQ PROGRAD ATUALIZADA

FAQ - ProGrad/UFSCar 

ESTE DOCUMENTO PODE SOFRER ALTERAÇÕES A QUALQUER MOMENTO
Atualizado em 23/06/2020 às 11h45min

Conselho de Graduação delibera sobre períodos letivos suspensos e atividades presenciais na graduação em 2020

 

CONFIRA ABAIXO RESPOSTAS ÀS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES QUE A PROGRAD RECEBEU NAS ÚLTIMAS HORAS:

 

As notícias que estão sendo veiculadas nas redes sociais estão corretas?
R: Notícias corretas são apenas as que são publicadas pelos meios de divulgação da UFSCar. Verifique sempre as informações em fontes confiáveis e oficiais.

 

AULAS 

O ensino por meios virtuais vai acontecer? Quando?
R: Ainda não há definições, porém, um Grupo de Trabalho nomeado pela ProGrad está elaborando propostas para a realização de atividades curriculares por meios virtuais baseadas em um diálogo constante com a comunidade acadêmica. Estas propostas serão apreciadas e votadas nos conselhos superiores. 

Só as disciplinas teóricas serão oferecidas por meios virtuais?
R: Não há definição sobre quais disciplinas serão oferecidas.  

O próximo semestre será mais curto? Quanto tempo ele durará?
R: Não há definição ainda. O GT planejamento está discutindo essa questão com os Centros, Departamentos e Coordenações.  

O semestre 2020/2 não voltará de forma presencial? 
R: Não temos expectativa de retorno das atividades presenciais na universidade até dezembro, seguindo as projeções do Comitê Covid-19.  

Por que a UFSCar está demorando para divulgar como serão as atividades curriculares do próximo período?
R: Essencialmente, porque está ocorrendo a discussão e planejamento cuidadoso de cada passo a ser tomado para uma retomada segura. Este planejamento busca ser de forma dialógica e comprometida com a qualidade dos nossos cursos e para que estudantes não sejam prejudicados ou excluídos. Este planejamento prevê atividades formativas para docentes e discentes para atuação em meios virtuais. 

A UFSCar está trabalhando para viabilizar o acesso à internet para todos os alunos e acessibilidade para os alunos com deficiências?
R: Sim, a Universidade vem se movimentando para prover internet e equipamentos para os alunos que necessitem e também para aqueles que precisem de adaptações para fazer atividades por meios virtuais. 

 

CALENDÁRIO

O que acontecerá com as atividades de 2020/1? 
R: A oferta das atividades que constavam no SIGA no semestre regular 2020/1 deverá ser  reestruturada para se adequar ao formato de ensino por meios virtuais. A proposta de reestruturação está sendo elaborada pelo GT Planejamento e terá que ser aprovada no CoG e no ConsUni.  

O que acontece com as disciplinas do calendário suplementar? 
R: O calendário suplementar continua funcionando regularmente até dia 26 de junho.  

Estava com conceito I em uma disciplina do segundo semestre de 2019, e agora?
R: Você continuará com conceito I. O CoG ainda não tomou decisões sobre o prazo para que o conceito I seja substituído por nota. Aguarde.  

Após  o término das atividades do calendário suplementar 2020/1, serem feitas de forma virtual, será realizado o 2020/2 por meio de atividades virtuais?
R: Conforme dito acima, não há ainda definições. O calendário 2020/1 está, desde março, suspenso. As atividades que ocorreram no período de 06 de maio a 26 de junho faziam parte de um calendário suplementar, que não era obrigatório a ser cumprido pelos estudantes. As atividades do calendário suplementar foram realizadas de forma remota. Contudo, o formato de oferta de atividades não presenciais está sendo planejado pelo GT e discutido com a comunidade acadêmica. 

 

ESTÁGIOS

Consegui fazer meu estágio obrigatório em sistema de home office. Minha nota será digitada?
R: Sim. Os estágios obrigatórios que foram concluídos no sistema de home office terão sua avaliação registrada no SIGA pelos professores.

Não consegui realizar meu estágio obrigatório porque as atividades não puderam ser adequadas ao home office. Como fica minha inscrição?
R: Procure seu professor orientador e solicite que encaminhe à DiGRA/ProGrad um pedido de cancelamento da sua inscrição na atividade de estágio. Quando você conseguir uma nova oportunidade que atenda às recomendações da Resolução CoG n° 319, poderá se inscrever novamente.

Sobre estágio presencial nas instalações das concedentes:

  • A empresa onde faço estágio está exigindo minha presença em suas instalações. As atividades presenciais estão permitidas?

  • Fui aprovado em processo seletivo de uma empresa que presta serviços essenciais. Eu posso realizar o estágio presencialmente em alguns dias da semana?

R: Não. O Conselho de Graduação ratificou a permissão exclusivamente para estágios que possam ser realizados em regime de home office, conforme Resolução CoG nº 319, e Ofício Circular CoG nº 2/2020., seguindo as orientações do Comitê Covid na UFSCar, independente da área de atuação da empresa, observadas as exceções para estágios na área da saúde.