Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Equipe da CAAPE/ProGrad publica capítulo em livro sobre experiências de serviços de apoio pedagógico aos discentes de diferentes universidades do Brasil

Foi lançado neste dia 06 outubro o e-book “Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro", organizado por Carlos Burgos Dias, Michele C. S. Toti, Helena Sampaio e Soely Ap. J. Polydoro. A obra reúne as experiências de serviços de apoio pedagógico aos discentes de diferentes universidades do Brasil.

A equipe da Coordenadoria de Acompanhamento Acadêmico e Pedagógico para Estudantes da UFSCar, apresentou o capítulo “Acompanhamento pedagógico para estudantes de graduação: possibilidades e desafios (Universidade Federal de São Carlos – UFSCar)”, que descreve o histórico de construção do setor CAAPE como responsável pelo acompanhamento acadêmico e pedagógico dos estudantes de graduação do campus São Carlos.

Nele, aponta os desafios e as possibilidades vivenciadas pelo setor no atendimento às diferentes demandas surgidas ao longo dos anos e ao próprio movimento de implementação de políticas nacionais de expansão da Educação Superior, assim como, das políticas internas construídas pela própria Universidade. Também traz a discussão sobre o trabalho desenvolvido pela CAAPE como parte de ações institucionais voltadas à permanência pedagógica dos estudantes, aliadas às permanências material e simbólica, explicando como são realizados os processos e ações desse acompanhamento acadêmico e pedagógico.

Desta forma, o referido livro constitui-se como fonte de informação acerca de como os serviços de apoio aos estudantes são realizados em diferentes universidades. Possibilita assim, a formação do corpo técnico ao tomar contato com variadas experiências no Brasil e divulga aos docentes e estudantes sobre esses serviços.

O e-book está disponível para download na página da Pedro e João editores

A live com o lançamento e apresentação do livro pode ser vista logo abaixo: