Você está aqui: Página Inicial / Estudantes / Estágios Presenciais - Covid-19

Estágios Presenciais - Covid-19

O Conselho de Graduação da UFSCar, em reunião extraordinária no último dia 03/12/2021, aprovou a Resolução CoG nº 385, que dispõe sobre a regulamentação do retorno gradual da oferta de atividades práticas e de estágios de modo presencial, nos cursos de graduação da Universidade Federal de São Carlos.

No que diz respeito aos estágios, a partir do avanço para a Fase 1 no Plano de Retomada das Atividades Presenciais da UFSCar, estão autorizados todos os tipos de estágios de forma presencial nas instalações das concedentes.

As solicitações deverão ser encaminhadas pelos estudantes aos responsáveis pelo estágio em seu curso, conforme organização interna, juntamente com documentos complementares, que são:

  1. Termo de Compromisso de Estágio (TCE) devidamente preenchido, incluindo o Plano de Atividades, conforme Lei nº 11.788/2008;
  2. Termo de autodeclaração de ciência e responsabilidade para realização de atividades presenciais de estágio aos estudantes de graduação da UFSCar na vigência da pandemia de covid-19;
  3. Cópia de documento que comprove o cumprimento do programa de vacinação exigido para a prevenção da Covid-19 (Certificado via ConecteSUS ou cópia da carteira de vacinação);
  4. Plano de Contingências contra a Covid-19 apresentado pela instituição concedente.
  • Para estágios atualmente em curso de forma remota, e que passarão à prática presencial junto às concedentes, deverá ser feito um Termo Aditivo ao TCE, além dos documentos citados acima (exceto item 1), com descrição das alterações no Plano de Atividades em razão desta mudança, incluindo a informação do local em que as atividades serão realizadas, assim como dos dias e horários em que o estágio acontecerá.

Os orientadores de estágio terão papel fundamental neste momento pois deverão, além de orientar a realização das atividades, manter contato com seus orientados para verificar sua condição de saúde, reforçando a necessidade de cuidados preventivos e indicando em caso de suspeita de contaminação o contato imediato com o serviço de saúde da UFSCar ou equipamento mais próximo, para pronto atendimento e cuidado.

A normativa regulamentando o retorno gradual das atividades práticas e dos estágios presenciais pode ser verificada no texto integral da Resolução CoG nº 385, de 03/12/2021.

Com a publicação desta normativa, a Resolução CoG nº 363, que disciplinava o fluxo dos pedidos de estágios junto ao NEVS foi revogada. Assim, os estágios que estavam sob análise do NEVS serão devolvidos aos responsáveis por sua submissão, devendo a partir de agora ter os documentos reorganizados conforme a Resolução CoG nº 385, agora vigente.

Contudo, ainda é altamente recomendável que, havendo possibilidade, os estágios que possam ser executados no sistema de home office ou teletrabalho continuem nesta modalidade, evitando assim exposição desnecessária de nossos estudantes a ambientes coletivos.

A ProGrad aproveita para reforçar a necessidade de que todos os Termos de Compromisso de Estágio celebrados para os estudantes da UFSCar sejam inseridos no SIGA, de acordo com a organização de cada curso.