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Ingresso EAD - Licenciatura em Pedagogia 2021

Prezado(a) candidato(a)!

Aqui, você encontrará reunidas todas as informações sobre o processo seletivo para ingresso no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade ensino a distância.

A melhor forma de separar e preparar a documentação necessária para apresentar na matrícula, é consultar nosso Edital (no link abaixo). Para quem deseja concorrer pelas modalidades de reserva de vaga (Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016), atente-se aos conceitos utilizados para estas vagas descritos no item 6 do Edital. 

Leia as Dúvidas Frequentes antes de entrar em contato, pois outros candidatos já expressaram os mesmos questionamentos e a sua dúvida já pode estar resolvida. 

Informações Gerais

 

Dúvidas frequentes

Antes de tudo, leia atentamente todo o edital para manter-se informado das regras desta seleção para ingresso. Abaixo, destacaremos algumas dúvidas que são mais frequentes acerca deste processo.

- O curso de Educação Especial será ministrado via EAD?

R.: Sim. Trata-se de ingresso em licenciatura em Pedagogia na modalidade educação a distância.

- Tenho muita vontade de fazer o curso, como me informar se posso me inscrever?

R.: Consulte os documentos solicitados no ato de inscrição que estão dispostos no item 3 do Edital (link acima).

- E como saber se posso participar desta seleção para ingresso?

R.: Consulte os requisitos do candidato dispostos no item 1.7 do Edital (link acima).

- Estou tentando me inscrever mas o link não funciona?

R.: O link contendo o formulário de inscrição estará disponível somente no período de 5 a 15 de março, conforme as datas contidas no ANEXO I do Edital.

- Quero me inscrever, mas não pertenço a polo algum da UFSCar?

R.: A escolha do polo para realizar o curso se dá no período de inscrições, de 5 a 15 de março.

- Só serão válidos os resultados das edições do ENEM indicadas no edital?

R.: Sim! Para concorrer a uma vaga neste curso, você deve ter realizado ao menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos cincos anos (2019, 2018, 2017, 2016, 2015).

- Como faço para solicitar a isenção do pagamento de taxa de inscrição?

R.: Acesse o formulário específico acima e faça seu preenchimento no período de 23 a 28 de fevereiro.

- Devo apresentar algum tipo de documento nesta etapa das inscrições (pedido de isenção)?

R.: Sim. A documentação necessária está listada no item 4 do Edital.

Lembrete: A documentação utilizada para fins de solicitação de isenção da taxa de inscrição NÃO será utilizada para fins de comprovação de renda relativo às modalidades de ingresso previstas no item 2 deste edital.

Como devo efetuar o pagamento da taxa de inscrição?

R.: O link para a emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) está no item 3.3 do edital.

No preenchimento da guia, serão solicitados dados referentes à universidade, o link a seguir contém todas essas informações e está hospedado no site do e-MEC: https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/Nw==

- Qual grupo de concorrência eu me encaixo/devo escolher?

R.: Leia atentamente a descrição de cada grupo de concorrência indicados no item 2.3 e verifique qual o melhor representa a sua realidade. Lembre-se os grupos de reserva de vaga exigem a comprovação de que o(a) candidato(a) cursou integralmente o ensino médio em escolas da rede pública.

- Quais documentos eu devo apresentar para comprovar a renda?

R.: A documentação específica para a avaliação socioeconômica (grupos 1, 1D, 2 e 2D) está indicada (por ocupação) no item 8 do Edital.

 

Contatos:

Coordenadoria de Ingresso na Graduação -- ingresso@ufscar.br

Secretaria Geral de Ensino a Distância -- editais@sead.ufscar.br