Viagens Terrestres - Graduação
Viagens Didáticas Terrestres – Graduação
A Pró-Reitoria de Administração (ProAd) e a Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) disponibilizaram recursos aos Centros Acadêmicos para a realização de viagens didáticas para atender as demandas dos Cursos de Graduação para realização de viagens com turmas de estudantes.
Para essas viagens serão utilizados os veículos da frota própria da UFSCar, nos seus quatro campi. Esse recurso está disponibilizado para os Centros Acadêmicos, que receberão as viagens selecionadas pelas Coordenações de seus respectivos Cursos de graduação.
Os critérios para seleção das viagens serão definidos por cada Coordenação de Curso, priorizando os transportes coletivo terrestres para alunos de graduação conforme as disponibilidades de recursos e de agendamento de veículos dos setores de Transportes para as datas escolhidas.
A Direção de Centro e suas respectivas SAFCs receberão os processos apresentados pelas Coordenações de Curso e/ou docente solicitante, verificarão se há a aprovação do Coordenador, e em caso afirmativo aprovarão a viagem de acordo com a disponibilidade orçamentária.
Procedimentos para solicitação de viagens didáticas terrestres
Identificada a necessidade da viagem didática, planejada com antecedência, o docente interessado consulta a disponibilidade de transporte oficial no setor de Transportes do seu campus, bem como a previsão de valor para a realização dessa viagem. A seguir, o docente apresentará a sua solicitação da viagem para a autorização da Coordenação de Curso.
As Coordenações analisam e aprovam a viagem, e a partir daí, se aprovada, o docente solicitante da viagem confirma a reserva de agendamento de veículo oficial com motorista junto ao setor de Transportes. Reservado o veículo, o solicitante abre o processo SEI, tipo “Administração: Viagens: Solicitação de Transporte Terrestre”, nível de acesso privado, controle interno. Como interessados, além da Coordenação, o Centro, a SAFC, a ProGrad e a SeAFC/Grad.
O docente solicitante insere no processo a Requisição de Transporte Terrestre – RTT, formulário SEI “Adm:Transporte Terrestre: Requisição”. Nível de acesso privado, informações pessoais. Preenche os dados da viagem, no campo “Unidade Solicitante”, coloca o nome da Coordenação de Curso, do responsável pelo agendamento, e outras informações da viagem, como origem e destino. Assinala a opção veículo tipo “Oficial”, e não preenche o campo “Motorista”. A seguir, informa que o veículo com motorista ficará disponível para os passageiros. Em “Justificativa”, apresenta qual o objetivo da viagem, instituição a ser visitada, e demais informações que julgar pertinentes. No campo “Objetivo”, assinala a opção “Didático/Graduação”. Em “Fonte de Recursos”, preenche “Recursos Viagens Didáticas / Centro”, e no campo “Valor estimado”, o valor da viagem apresentado pelo setor de Transportes. Não preencher o “Empenho”.
Prosseguindo o preenchimento da RTT, o docente solicitante tem que apresentar a Lista de Passageiros, contendo o nome completo, CPF e telefone celular para contato de todos os passageiros que embarcarão na viagem, discentes e servidores. O docente pode fazer a lista de passageiro a parte, em arquivo em PDF, inserindo-a no processo. Para fins de realização da viagem, é obrigatório o acompanhamento de um servidor junto com os estudantes no veículo, no trajeto de ida e volta - RESOLUÇÃO COAD N.º 8, DE 07 de outubro de 2025 (link externo)
Nos campos das assinaturas da requisição RTT, em “Solicitante” e “Chefe”, serão as do Docente e do Coordenador de Curso, respectivamente, e no campo “Ordenador”, será a assinatura do Diretor de Centro. O docente envia o processo para a Coordenação, e para a Direção de Centro/SAFC.
Recomendamos aos interessados consultarem as orientações sobre viagens e transportes no sistema SEI, no documento de Base de Conhecimento para Solicitação de Transporte Terrestre (link externo).
Concluído o preenchimento da RTT, o docente solicitante assina o formulário da viagem, e cria e disponibiliza os blocos de assinaturas para a Coordenação e Direção de Centro. Ver orientações sobre criação e disponibilização de blocos de assinatura em: https://www.portalsei.ufscar.br/duvidas-frequentes/organizacao/o-que-sao-blocos-de-assinatura-e-como-usar-no-sei#incluir-um-documento-no-bloco-de-assinatura (link externo)
A seguir, o docente solicitante providencia a Planilha Seguro, pedindo inclusão dos servidores (docentes e técnicos-administrativos) no seguro, no mesmo processo SEI da viagem, enviando esse processo para a SeAFC/ProGrad até o dia 4 do mês da realização da viagem, ou mesmo antes.
Somente estudantes e servidores da UFSCar podem embarcar nos veículos oficiais, e temos como exceção a inclusão dos acompanhantes de estudantes PcD, devidamente justificado pela Coordenação, e estes também terão seus dados apresentados na Lista de Passageiros e na Planilha para Seguro.
Ressaltamos que todos os(as) estudantes de graduação regularmente matriculados(as) estão cobertos(as) pelo seguro contra acidentes em atividades acadêmicas, no período de 01/12/2024 a 01/12/2025, conforme o Contrato nº 51/2024 (SEI nº 1667306). Assim, não é necessário informar os dados dos estudantes na Planilha Seguro. A apólice do seguro está disponível na página: https://www.prograd.ufscar.br/pt-br/estudantes/estagios/seguro-estudantil.
Após realizadas as aprovações da RTT, e a validação sobre o seguro pela SeAFC/ProGrad, o docente envia o processo para o respectivo setor de Transportes, mantendo o processo aberto na sua unidade, para acompanhar e fazer os registros necessários. O setor de Transportes faz a liberação do veículo com motorista para a viagem devidamente aprovada.
Realizada a viagem, o setor de Transportes insere a prestação de contas com o valor final da viagem. Em seguida, o docente insere no processo um Relatório da Viagem.
Documentos modelos - acesse abaixo: