Você está aqui: Página Inicial / Conselho de Graduação / Conselho de Graduação delibera sobre períodos letivos suspensos e atividades presenciais na graduação em 2020

Nota à comunidade acadêmica:

A ProGrad instituiu um Grupo de Trabalho (GT Planejamento) que está se dedicando à elaboração de uma proposta para a realização segura das atividades acadêmicas dos cursos presenciais de graduação da UFSCar. A construção dessa proposta está sendo feita de forma coletiva, com base em discussões que estão sendo promovidas em todos os campi e centros, ouvindo toda a comunidade acadêmica e, assim que estiver concluída, deverá ser apreciada nos Conselhos Superiores.

No dia 22/06/2020 o Conselho de Graduação decidiu que as atividades curriculares que haviam sido ofertadas em 2020/I, e encontravam-se suspensas em função da pandemia, poderão ser canceladas no Sistema SIGA, a fim de abrir espaço para uma reestruturação, tanto das ofertas de atividades, quanto das inscrições dos alunos.

A principal motivação para essa decisão é o fato de que, quando os períodos letivos foram planejados, as atividades foram pensadas para acontecerem presencialmente, os planos de ensino foram feitos com vistas ao ensino presencial, e os alunos que se inscreveram estavam preparados para atividades presenciais.

Em função das alterações impostas pelo isolamento social, o Conselho de Graduação concordou com o entendimento do GT Planejamento, segundo o qual as atividades de graduação deverão ser inteiramente reestruturadas, e possivelmente ocorrerão de forma distinta do que estava previsto anteriormente. Nesse sentido, o "cancelamento" a que se refere a Resolução CoG nº 326 de 22/06/2020, diz respeito apenas ao cancelamento do que constava no sistema SiGA em referência a 2020/I. Ou seja, ao retomarmos as atividades regulares dos cursos presenciais de graduação o sistema será reaberto para que os departamentos possam oferecer um novo conjunto de disciplinas e para que os estudantes possam repensar suas inscrições.

O Conselho considerou duas exceções:

• As atividades de estágio já lançadas no SiGA em 2020/I não serão canceladas para que não sejam prejudicados os alunos com termos de compromisso vigentes atuando em home-office;
  • As atividades do Campus Lagoa do Sino também não serão canceladas em função das especificidades dos projetos pedagógicos dos seus cursos, e da difícil logística envolvida nos procedimentos anuais de oferta. Em respeito a decisão do próprio Campus Lagoa do Sino, as adequações na execução das atividades serão feitas de acordo com as demais decisões dos Conselhos, mas sem alterar o que consta atualmente no Sistema SiGA.

O Conselho de Graduação também entende que, ao menos até o mês de dezembro de 2020, qualquer atividade que venha a ocorrer nos cursos de graduação da UFSCar deverá ser realizada por meios virtuais.

O posicionamento do Conselho de Graduação de 22/06/2020 abre espaço para que o GT planejamento possa compor uma proposta de realização de atividades regulares dos cursos de graduação e submetê-la para apreciação da comunidade, do CoG e do ConsUni.

É extremamente importante que cada chefe de departamento e cada coordenador de curso leve aos seus docentes e discentes a informação correta. A ProGrad solicita enfaticamente que toda a comunidade acadêmica colabore com o cuidado na comunicação para que evitemos tanto quanto seja possível os efeitos nocivos da veiculação de especulações e informações imprecisas e sensacionalistas.

Esclarecemos finalmente que não estamos parados, ao contrário. Enquanto as atividades do período suplementar ocorrem estamos trabalhando no sentido de elaborar editais para prover aos alunos acesso aos meios digitais, compreender as necessidades formativas do nosso corpo docente para promover ações que possam efetivamente apoia-lo, e estamos trabalhando arduamente no desafio de adequar, da melhor forma possível, as atividades dos projetos pedagógicos dos nossos cursos presenciais para que, ao menos parcialmente, possam ocorrer por meios virtuais, sem perder de vista tanto os nossos parâmetros de qualidade, quanto o nosso respeito pelos aspectos humanos desta crise que afeta a todos nós.