Você está aqui: Página Inicial / Cursos / Ingresso na Graduação / Dúvidas Frequentes sobre a Matrícula 2021 -- SiSU

Dúvidas Frequentes sobre a Matrícula 2021 -- SiSU

Olá, estudante!

Você encontrará neste espaço respostas para as dúvidas mais frequentes sobre a seleção para ingresso em cursos de graduação em 2021.

Esta é a primeira edição do ingresso na graduação realizada em formato virtual, portanto, alguns processos sofreram algumas alterações.

Tentaremos solucionar suas dúvidas com as questões abaixo. Caso ainda restem questionamentos, escreva-nos em ingresso@ufscar.br

Consulte também o Tire Suas Dúvidas da página de Ingresso na Graduação

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O INGRESSO NA GRADUAÇÃO (SiSU)

Como acontecerá a Seleção para Ingresso 2021? Vai ter vestibular? Tem prova específica? Vai utilizar o ENEM?

O ingresso da UFSCar é realizado pelas notas das provas da última edição do ENEM (neste caso, a edição que foi realizada este ano) e a seleção feita pelo SiSU.

Para obter informações sobre seu número de inscrição ENEM, consulte: https://enem.inep.gov.br/

As divulgações do edital, regulamento, orientações e convocações acontecerão nas seguintes páginas: Portal UFSCar e Orientações Gerais para Matrícula 2021.

A UFSCar já divulgou o Termo de Adesão ao SiSU 2021 com as informações sobre os pesos e as respectivas notas mínimas para cada uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em cada opção de curso e turno, além de explicitar a forma de distribuição das vagas de acordo com o estabelecido pela Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016), que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. para sua Seleção para Ingresso em 2021.

A escolha do curso e da instituição que oferece este curso deve ser feita na página do SiSU: https://sisu.mec.gov.br/#/ 

Posso utilizar notas de outras edições do ENEM para entrar na universidade em 2021?

Não. A Seleção para Ingresso na Graduação é realizado pelas notas das provas da última edição do ENEM (neste caso, a edição realizada em 2020) e a seleção feita pelo SiSU em 2021.

Como faço para saber se posso participar das vagas de reserva (as cotas)?

É fundamental que você consulte o Termo de Adesão da UFSCar ao SiSU (neste link) e verifique a documentação que será exigida no ato do requerimento da matrícula para comprovar sua opção por uma das modalidades da Lei 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016).

Se você não se encaixar em algum critério, não deve fazer essa opção, ou seja, deve se inscrever nas vagas da “ampla concorrência”.

Esclareça todas as suas dúvidas antes de fazer a opção pela reserva de vagas, pois você não pode mudar essa opção depois, se for convocado para a matrícula.

Onde escolho as modalidades de concorrência por vaga?

Na página do SiSU, no ato da sua inscrição. Verifique antes de optar por uma das modalidades se você atende aos critérios e veja a documentação que será exigida no ato da matrícula. Fique atento/a!

Quais são as modalidades de concorrência por vaga?

A UFSCar utiliza a aplicação da Lei nº 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016) em que o mínimo de 50% das vagas nos cursos de graduação deve ser preenchidos por estudantes oriundos do ensino médio da rede pública. Há os subgrupos dentro destes 50%: candidatos que concorrem pela questão de renda mínima; candidatos que concorrem pela questão raça/cor; candidatos que concorrem pela condição de pessoa com deficiência.

Os grupos são divididos pelo seguinte código (na UFSCar):

a) GRUPO 1: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

b) GRUPO 1D: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

c) GRUPO 2: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

d) GRUPO 2D: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

e) GRUPO 3: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

f) GRUPO 3D: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

g) GRUPO 4: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

h) GRUPO 4D: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;

e, i) GRUPO 5: Ampla concorrência. 

E como escolher a melhor forma de concorrer, como escolher a modalidade?

É fundamental que você consulte o Termo de Adesão da UFSCar ao SiSU  e verifique a documentação que será exigida no ato do requerimento da matrícula para comprovar sua opção por uma das modalidades da Lei 12.711/2012 (alterada pela Lei nº 13.409/2016).

Se você não se encaixar em algum critério, não deve fazer essa opção, ou seja, deve se inscrever nas vagas da “ampla concorrência”. Esclareça todas as suas dúvidas antes de fazer a opção pela reserva de vagas, pois você não pode mudar essa opção depois, se for convocado para a matrícula.

O que é nota de corte?

A UFSCar não utiliza a nota de corte nos termos clássicos, ou seja, não há uma pontuação a ser superada para ingresso no curso. Ela acontece no sistema de inscrição do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), contudo, ela varia em cada edição a depender do desempenho dos candidatos naquele ano no ENEM. O SiSU aplica esse conceito ao realizar a primeira chamada, conhecida como "chamada regular" na classificação das pessoas que obtiveram as maiores pontuações em suas respectivas modalidades.

Após a etapa "chamada regular" (a 1ª chamada), é divulgada a Lista de Espera por ordem de pontuação e informados os grupos de concorrência. A partir da lista são convocadas as pessoas que manifestaram interesse em continuar concorrendo a uma vaga num curso específico.

Como a UFSCar submete-se ao cumprimento da Lei nº 12.711/2012, temos que garantir a proporcionalidade dos estudantes que optaram pelas modalidades de concorrência "reserva de vaga" (cotas). Ou seja, em seu ingresso, a UFSCar tem que garantir que no mínimo de 50% dos candidatos sejam concorrentes por reservas de vagas.

Isso faz com que cada modalidade tenha uma nota de corte ao final do processo. 

As notas de corte informadas na página de anos anteriores refletem o desempenho dos candidatos de cada ano, ou seja, não é uma nota estática. É uma média entre a maior e menor nota da turma ingressante.

Ainda, lembramos que as notas apresentadas não se referem a todos os candidatos inscritos no certame do ano passado, mas somente aos candidatos que foram convocados e se mantiveram matriculados até o final do processo de ingresso, ou seja, a turma ingressante.

Lembramos que esses números se alteram de ano para ano a depender do desempenho dos candidatos em cada edição.

Como é feito o cálculo das notas do SiSU?

O cálculo das notas é feito no site do SiSU, quando você se inscreve.

Acontece o seguinte: você submete as notas do ENEM e ao selecionar o curso e a universidade nos quais você tem interesse em ingressar, o sistema do SiSU calcula as notas das habilidades junto com os pesos indicados para cada uma delas pelas universidades.

No caso dos pesos, você pode conferir no Termo de Adesão (que é a forma de cada universidade informar vagas autorizadas, pesos, modalidades de concorrência e documentação necessária para o ingresso na graduação via SiSU).

A UFSCar tem ingresso no meio do ano? Participa do SiSU 2021.2?

A UFSCar realiza seleção para ingresso somente no início do ano, ou seja, somente participa do SiSU 2021.1.

Os cursos de graduação da UFSCar são gratuitos?

Sim. Todos os cursos de graduação oferecidos pela UFSCar em seus 4 (quatro) campi (Araras, Lagoa do Sino, São Carlos e Sorocaba) são gratuitos.

Quais são os cursos ofertados pela UFSCar?

Você pode conhecer as carreiras ofertadas pela UFSCar em nossa página especial dos cursos: http://www.prograd.ufscar.br/cursos/cursos-oferecidos

As matrículas serão feitas de forma remota ou presencial?

Os requerimentos de matrícula serão feitos por meio virtual em todas as chamadas do ingresso em 2021 devido à crise sanitária de COVID-19.

As formas de recebimento de documentação em qualquer uma das etapas de convocação (listas de chamada, manifestação virtual de interesse, requerimento virtual de matrícula) estarão informadas no edital e nas orientações específicas a cada etapa.

As divulgações do edital, regulamento, orientações e convocações acontecerão nas seguintes páginas: Portal UFSCar e Orientações Gerais para Matrícula 2021.

Como é feito o cálculo das notas do SiSU?

O cálculo das notas é feito no site do SiSU, quando você se inscreve.

Acontece o seguinte: você submete as notas do ENEM e ao selecionar o curso e a universidade nos quais você tem interesse em ingressar, o sistema do SiSU calcula as notas das habilidades junto com os pesos indicados para cada uma delas pelas universidades.

No caso dos pesos, você pode conferir num documento chamado de Termo de Adesão (que é a forma de cada universidade informar vagas autorizadas, pesos, modalidades de concorrência e documentação necessária para o ingresso na graduação via SiSU).

Sou estudante da UFSCar e quero ingressar em um novo curso, devo encaminhar toda a documentação novamente?

Sim, você deverá encaminhar toda a documentação de ingresso e matrícula novamente caso se inscreva para novo ingresso na universidade.

Já tenho uma graduação, eu posso concorrer por cotas?

Sim, você pode. Basta cumprir os requisitos nas modalidades de reserva de vagas (cotas). Consulte nosso Edital ProGrad nº 009/2021 e verifique todas as regras e etapas para ingressar na graduação na UFSCar.

Quero concorrer por vagas que exigem comprovação de renda, quais são os documentos da avaliação socioeconômica, como é feita a análise?

Podem concorrer às vagas destinadas à condição de renda os estudantes que comprovarem a percepção de renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 (um vírgula cinco) salário-mínimo per capita ou seja, R$1.650,00 (um mil, seiscentos e cinquenta reais) tendo-se como referência o salário mínimo nacional vigente em 2020, no valor de R$ 1.100,00 (um mil e cem reais) considerando os três meses anteriores à data de inscrição do estudante no concurso seletivo, ou seja, os meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.

Mais informações, consulte atentamente os seguintes itens do Edital ProGrad nº 009/2021: 7 – Condição de Renda e 13 – Da documentação para requerer a matrícula.

O que é renda familiar bruta mensal?

A renda familiar bruta mensal é a somatória de todos os valores recebidos, pagos ou ganhos pelos membros da família (neste caso, pelas pessoas que habitam a mesma residência que o estudante). Que valores são esses? Se referem à pensões, salário, auxílios, ou seja, tudo o que uma pessoa ganhou em um mês.

Como funciona e quem pode concorrer às modalidades que exijam a comprovação e condição de pessoa com deficiência?

A apuração e a comprovação da deficiência tomarão por base laudo médico atestando a espécie e o grau da deficiência, nos termos do art. 4º do Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999, com base no Protocolo Orientador disposto no ANEXO XV deste edital, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID, no caso dos estudantes que sejam pessoas com deficiência e se inscrevam às vagas reservadas a essas pessoas.

Podem concorrer às vagas, pessoas que apresentem deficiência(s) que exija(m) atendimento educacional especializado, mediante a disponibilização de recursos humanos, materiais e/ou uso de dispositivos e tecnologias assistivas para garantir o acesso à informação, à comunicação e ao conhecimento no processo ensino-aprendizagem.

Sugerimos, ainda, a leitura atenta do Edital ProGrad nº 009/2021 e, sobretudo, do item 8 que se refere à condição de pessoa com deficiência e do Anexo XIV. Estão indicadas as informações pertinentes aos candidatos que optarem por modalidades cujo requisito seja a apresentação de laudo médico.

Lembramos que não são realizadas análises prévias às bancas avaliadoras, portanto, os candidatos devem apurar todas as informações diretamente no Edital.

Como funciona a comprovação da minha autodeclaração?

A Comissão de Verificação da Autodeclaração de Raça/Cor analisa o fenótipo do candidato que optou por concorrer às vagas em modalidades que exijam essa comprovação.

Trata-se de bancas de heteroidentificação, ou seja, a identificação do indivíduo por terceiros e funciona como comprovação do que foi declarado na autodeclaração. É a percepção social do fenótipo da pessoa feito por uma banca composta por pessoas diversas (pretas, pardas, brancas, indígenas) da comunidade interna e externa à UFSCar.

Indicamos um vídeo sobre o funcionamento das bancas, a quem se destinam as vagas reservadas, contudo, este ano as bancas não farão encontros presenciais, mas virtuais com os candidatos: 
https://youtu.be/lnT7mLWiybk

Feito isso, indicamos a leitura dos seguintes itens do Edital ProGrad nº 009/2021 que fazem referência à Comissão de Verificação da Autodeclaração de Raça/Cor (CVA): Item 9 e subsequentes, item 13.2 e 13.2.1.

Quando começam as aulas? As aulas serão remotas (EAD) ou presenciais?

Ainda não há data específica para o início do semestre letivo de 2021.1. A previsão é entre a primeira quinzena de agosto, contudo, ainda não há confirmação.

As aulas serão ministradas de forma remota a princípio, pois, devido à situação da pandemia não há previsão para o retorno das aulas presenciais. Contudo, deve-se lembrar que este ingresso, neste edital, se refere a cursos presenciais.

Documentos específicos e a impossibilidade de apresentá-los no ato de requerimento de matrícula. O que fazer?

A falta de documentos específicos como Título de Eleitor, Quitação do Serviço Militar ou, ainda, foto 3x4, não lhe impedirá de requerer a matrícula. Contudo, você deverá apresentar o documento assim que o tiver em mãos.

E quanto ao Histórico Escolar? Minha escola ainda não finalizou o ano letivo e não liberou meu certificado?

Você pode apresentar uma declaração da escola que informe sua conclusão de ensino médio e a previsão para entrega de seu histórico escolar e certificado de conclusão. Lembramos que estes documentos são essenciais para a efetivação da matrícula.

Lembrete importante aos candidatos que concorrem por vagas reservadas: a declaração deve informar que você realizou seu curso de ensino médio inteiro em escola da rede pública de ensino.