Você está aqui: Página Inicial / Estudantes / Bolsas

Bolsas

A Pró-Reitoria de Graduação faz a gestão das seguintes bolsas:

 

Bolsa Treinamento

A Bolsa Treinamento tem por objetivo oferecer aos alunos de graduação da UFSCar a oportunidade de treinamento em atividades ligadas à formação dada pelos cursos de graduação. Atualmente, essa modalidade pode ter até 30 bolsas disponibilizadas, e tem atendido projetos especiais propostos por servidores de alguns setores da Universidade.

Valor da bolsa/mês: R$ 267,00, por 12 horas semanais de atividades.

Vigência: 12 meses por ano.

Regulamentação:

O Sub-Programa “Treinamento de Alunos de Graduação” é regulamentado conforme Parecer CEPE 095/90 (29/08/90), e atualizado e aprovado na 217ª. reunião do CEPE, conforme Parecer 895/2004 (26/03/2004). 

O Relatório de Pagamento dos bolsistas "treinamento" de 2019 pode ser acessado clicando aqui.

 

Bolsa Tutoria do PAAEG

O Programa de Acompanhamento Acadêmico aos Alunos de Graduação da Universidade Federal de São Carlos, PAAEG, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Graduação e destina-se principalmente a apoiar os estudantes ingressantes e aqueles que vêm obtendo sucessivas reprovações nas disciplinas iniciais dos seus cursos. A seleção ocorre nos inícios dos semestres, conforme publicação de Edital.

Valor da bolsa/mês: R$ 400,00, por 12 horas semanais de atividades.

Vigência: de 10 meses, sendo de março a julho e de agosto a dezembro.

Regulamentação:

Resolução nº 88 do CoG (21/02/2017)

Edital e Regulamento do PAAEG 2019

O Relatório de Pagamento dos bolsistas "PAAEG" de 2019 pode ser acessado clicando aqui.

 

Observação sobre acúmulo de bolsas:
No regulamento da Bolsa Treinamento consta que não poderá haver acúmulo de bolsas.
Não é permitido o pagamento de bolsa pelo Programa PAAEG a estudantes que gozem de outras vinculadas a projetos (Pibic, Pibid, Fapesp, Projetos de extensão, etc.) ou que tenham sido desligados da UFSCar, por quaisquer razões. Excepcionalmente, atualmente, entende-se que o estudante pode ter bolsas assistenciais simultaneamente a outras, devido ao programa de permanência estudantil.

 

Além das bolsas geridas pela ProGrad, existem outros tipos que são de responsabilidade da ProACE, ProEx e ProPQ. Os links para outras informações podem ser acessadas abaixo.