Você está aqui: Página Inicial / Estudantes / Mobilidade Acadêmica

Mobilidade Acadêmica

Mobilidade Nacional

Nacionalmente, a UFSCar participa do Programa ANDIFES de Mobilidade Acadêmica.

O Programa Andifes de Mobilidade Acadêmica tem por objetivo oferecer oportunidades de mobilidade acadêmica nacional aos estudantes de graduação das instituições federais de Ensino Superior, permitindo que atividades curriculares sejam cursadas em outra universidade ou instituto federal, por um período de até dois semestres. É uma chance de vivenciar novas experiências e em diferentes contextos, que certamente contribuirão para o aperfeiçoamento acadêmico, profissional e pessoal.

Para participar, o estudante da UFSCar deve ter concluído ao menos 20% da carga horária prevista para seu curso e não ter obtido reprovação superior a duas atividades nos dois semestres anteriores à sua inscrição no Programa. O prazo para submissão de solicitações às instituições federais para a realização da Mobilidade ANDIFES deve ser verificado junto à instituição de interesse, devendo a documentação exigida ser encaminhada à Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) da UFSCar até 5 dias úteis antes dos prazos limites estabelecidos pelo convênio do Programa, que são os dias 31 de maio para realização da mobilidade no 2º período letivo, e 31 de outubro para realização de mobilidade no 1º período letivo do ano subsequente.

Abaixo, podem ser acessados documentos com procedimentos para participação e os formulários para estudantes da UFSCar que tenham interesse em realizar mobilidade em outra IFES, e para estudantes de outras IFES que desejam vir à UFSCar realizar mobilidade.

 

Mobilidade Internacional

Esta mobilidade proporciona aos alunos cursarem parte da sua graduação em diversas Universidades ao redor do mundo.

Para conhecer as oportunidades e os convênios mantidos pela UFSCar com instituições estrangeiras, acesse o site da Secretaria de Relações Internacionais.