Você está aqui: Página Inicial / Estudantes / Colação de Grau

Colação de Grau

Colação de Grau Antecipada

Para solicitar a antecipação da colação de grau o estudante deve ter integralizado toda a carga horária curricular do curso (todas as notas e frequências devem estar digitadas no SIGA), estar em situação regular perante o ENADE e atender/comprovar um dos seguintes critérios:

  • Aprovação em concurso público com apresentação de publicação de Diário Oficial e documentação comprovando a necessidade de antecipar a colação de grau para uma data específica; 
  • Aprovação em curso de Pós-Graduação Stricto Sensu com apresentação de publicação com a aprovação e declaração do Programa indicando a data máxima de colação de grau necessária para a realização da matrícula; 
  • Estar em situação de contratação próxima devidamente comprovada por carta de empresa pública ou privada em papel timbrado com CNPJ, endereço, e-mail, telefone e data da previsão de contratação.

Além disso, caso o estudante esteja com inscrição no período letivo corrente, é necessário que tenha se passado pelo menos 75% do período letivo regular, ou seja, 27 semanas para cursos de duração anual e 13,5 semanas para cursos de duração semestral.

Lembrando que "o trabalho discente efetivo deve se desenvolver em no mínimo, 200 (duzentos) dias letivos distribuídos em, no mínimo, 18 (dezoito) semanas em cada semestre letivo, independente da modalidade do curso", conforme artigo 107 do Regimento Geral dos Cursos de Graduação.

Solicitação:

Enviar o requerimento de antecipação de colação de grau, bem como os documentos comprobatórios (convocação/nomeação em concurso público, curso de pós-graduação etc.) que justifiquem o requerimento para .

Colação de Grau Oficial - Ato Administrativo no SIGA

Lista de formandos 2023/1 - Colação de Grau 29/09/2023.

Importante: Não haverá cerimônia no dia 29/09. O formando não deve comparecer ao campus nesse dia.

A Colação de Grau Oficial não está relacionada com a cerimônia de colação de grau celebrativa
realizada pela UFSCar (mais informações abaixo). O Ato Administrativo formaliza a integralização curricular e dá ao concluinte o status de graduado para todos os fins de direito.

Cerimônias de Colação de Grau

A UFSCar oferecerá anualmente uma cerimônia para celebração da colação de grau, com a participação dos graduados no primeiro e segundo período letivo de cada ano acadêmico.

Desta forma, no mês de outubro/2023 serão realizados os eventos alusivos à conclusão de curso dos egressos no período letivo 2022/2, já que os egressos em 2022/1 participaram dos eventos que aconteceram no início do ano junto aos que concluíram seus cursos durante a pandemia do Covid-19.

A agenda das cerimônias de colação para os egressos em 2022/2 é a seguinte:

  • Campus Araras - 01/11/2023
  • Campus Lagoa do Sino - 21/10/2023
  • Campus Sorocaba - 25/10/2023
  • Campus São Carlos e cursos EaD - 23, 24, 25 e 26/10/2023

Observação: Todos os formados (2022/2) receberão e-mail de suas Coordenações informando o dia e horário exato de sua cerimônia e solicitando confirmação de presença e outras informações para a realização dos eventos. Em caso de dúvidas, procure a Coordenação do seu curso.

 

FORMADOS NO ANO LETIVO 2023 TERÃO CERIMÔNIA CELEBRATIVA OFERECIDA EM 2024, A SER REALIZADA DEPOIS DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO COMPLEMENTAR - PAC DO PERÍODO 2023/2.