Diploma Digital
O Diploma Digital foi instituído pela Portaria MEC nº 330/2018 (link externo) e implementado seguindo as diretrizes da Portaria MEC nº 554/2019 (link externo). As especificidades técnicas para a emissão e registro do documento foram definidas inicialmente na Nota Técnica No. 13/2019/DIFES/SESU/SESU (link externo) e atualizada nas demais instruções normativas.
A Portaria MEC nº 117/2021 (link externo) definiu que as instituições de ensino superior teriam até o dia 31 de dezembro de 2021 para implementar o diploma digital.
Assim, o diploma está sendo expedido e registrado somente no formato digital para os egressos que colaram grau a partir de 10/12/2021.
De acordo com o §1° do artigo 220 do Regimento Geral dos Cursos de Graduação, o prazo para expedição e registro do diploma é de até 120 dias após a data de colação de grau. Em caso de pendência de documentação, o prazo começa a contar a partir da regularização realizada pelo egresso.
Para mais detalhes sobre o Diploma Digital, acesse o portal do MEC (link externo)
Diploma Digital
O Diploma Digital é o novo documento acadêmico que substitui o diploma tradicional em formato físico. Trata-se de um diploma nato-digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico em papel.
O Diploma Digital tem as mesmas características da versão física, mesma autenticidade verificada, mas permite a emissão e armazenamento em formato digital, no intuito de evitar fraudes, como a falsificação de diplomas. Tudo isso com uso de tecnologias baseadas em assinatura digital e carimbo de tempo, seguindo as principais normas de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e parâmetros exigidos no Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais (PBAD).
Com o Diploma Digital, é possível gerar, registrar, autenticar e preservar a versão digital de diplomas acadêmicos de graduação, em conformidade com as normas do MEC.
Representação Visual do Diploma Digital?
Como o Diploma Digital é um arquivo do tipo XML com todas informações necessárias e exigidas pelas normas do MEC, porém de difícil leitura, essas informações também estarão disponíveis na Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), que é um documento de fácil leitura visual, e além do mais atua com o objetivo de manter a tradição e o simbolismo do diploma físico, não limitando o diploma digital a uma linguagem computacional.
De acordo com o artigo 7º da Portaria MEC 554/2019 “a representação visual do diploma digital deve zelar pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas no XML do diploma digital, garantindo a qualidade da imagem e a integridade de seu texto bem como possibilitando ao diplomado exibir, compartilhar e armazenar esta imagem”.
Assim, os titulares do diploma digital terão um documento parecido com o diploma físico que poderá ser impresso para fins de apresentação decorativa.
Cabe ressaltar que o diplomado deve guardar a RVDD em segurança, pois esse documento carrega informações importantes sobre o titular do documento.
A implantação do Diploma Digital de graduação na UFSCar
A Secretaria Geral de Informática (SIn) desenvolveu e mantém o módulo do sistema atualizado em parceria com os setores envolvidos no processo de expedição e registro do diploma digital (DiGRA/ProGrad, CRD/ProAD e Reitoria) e segue critérios técnicos da RNP, responsável pelo serviço de preservação do Diploma Digital, e das normas publicadas pelo MEC.
Como acessar o seu Diploma Digital
Se você colou grau até 08/08/2025 e não tem pendências de documentação, seu Diploma Digital já está disponível.
Para acessá-lo:
-
Acesse o sistema SIGA (link externo).
-
Vá em Aluno > Matrícula.
-
Clique no seu número de matrícula (o link laranja).
-
Depois, clique em Emissão de documentos.
-
Por fim, clique em Download do Diploma Digital (RVDD).
Como validar seu Diploma Digital
Você pode verificar a validade do seu diploma de duas formas:
-
Pelo QR Code: escaneie o código que está no verso do documento.
-
Pelo site de validação: use o link que está no anverso (frente) do seu Diploma Digital.
No site de validação, você pode baixar o seu diploma no formato XML para verificação no MEC. Basta acessar o site do MEC (link externo) e enviar o arquivo XML para confirmar a conformidade do seu diploma.