Diploma Digital

O Diploma Digital foi instituído pela Portaria MEC nº 330/2018 (link externo) e implementado seguindo as diretrizes da Portaria MEC nº 554/2019 (link externo). As especificidades técnicas para a emissão e registro do documento foram definidas inicialmente na Nota Técnica No. 13/2019/DIFES/SESU/SESU (link externo) e atualizada nas demais instruções normativas. 

A Portaria MEC nº 117/2021 (link externo) definiu que as instituições de ensino superior teriam até o dia 31 de dezembro de 2021 para implementar o diploma digital.

Assim, o diploma está sendo expedido e registrado somente no formato digital para os egressos que colaram grau a partir de 10/12/2021.

De acordo com o §1° do artigo 220 do Regimento Geral dos Cursos de Graduação, o prazo para expedição e registro do diploma é de até 120 dias após a data de colação de grau. Em caso de pendência de documentação, o prazo começa a contar a partir da regularização realizada pelo egresso.

Para mais detalhes sobre o Diploma Digital, acesse o portal do MEC (link externo)

Diploma Digital

O Diploma Digital é o novo documento acadêmico que substitui o diploma tradicional em formato físico. Trata-se  de um diploma nato-digital, ou seja, aquele que adota o formato digital desde a sua origem, tendo a mesma validade jurídica do documento físico em papel. 

O Diploma Digital tem as mesmas características da versão física, mesma autenticidade verificada, mas permite a emissão e armazenamento em formato digital, no intuito de evitar fraudes, como a falsificação de diplomas. Tudo isso com uso de tecnologias baseadas em assinatura digital e carimbo de tempo, seguindo as principais normas de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e parâmetros exigidos no Padrão Brasileiro de Assinaturas Digitais (PBAD).

Com o Diploma Digital, é possível gerar, registrar, autenticar e preservar a versão digital de diplomas acadêmicos de graduação, em conformidade com as normas do MEC.

Representação Visual do Diploma Digital?

Como o Diploma Digital é um arquivo do tipo XML com todas informações necessárias e exigidas pelas normas do MEC, porém de difícil leitura, essas informações também estarão disponíveis na Representação Visual do Diploma Digital (RVDD), que é um documento de fácil leitura visual, e além do mais atua com o objetivo de manter a tradição e o simbolismo do diploma físico, não limitando o diploma digital a uma linguagem computacional.

De acordo com o artigo 7º da Portaria MEC 554/2019 “a representação visual do diploma digital deve zelar pela exatidão e fidedignidade das informações prestadas no XML do diploma digital, garantindo a qualidade da imagem e a integridade de seu texto bem como possibilitando ao diplomado exibir, compartilhar e armazenar esta imagem”.

Assim, os titulares do diploma digital terão um documento parecido com o diploma físico que poderá ser impresso para fins de apresentação decorativa.

Cabe ressaltar que o diplomado deve guardar a RVDD em segurança, pois esse documento carrega informações importantes sobre o titular do documento.

A implantação do Diploma Digital de graduação na UFSCar

A Secretaria Geral de Informática (SIn) desenvolveu e mantém o módulo do sistema atualizado em parceria com os setores envolvidos no processo de expedição e registro do diploma digital (DiGRA/ProGrad, CRD/ProAD e Reitoria) e segue critérios técnicos da RNP, responsável pelo serviço de preservação do Diploma Digital, e das normas publicadas pelo MEC.

 

Como acessar o seu Diploma Digital

Se você colou grau até 08/08/2025 e não tem pendências de documentação, seu Diploma Digital já está disponível.

Para acessá-lo:

  1. Acesse o sistema SIGA (link externo).

  2. Vá em Aluno > Matrícula.

  3. Clique no seu número de matrícula (o link laranja).

  4. Depois, clique em Emissão de documentos.

  5. Por fim, clique em Download do Diploma Digital (RVDD).

Como validar seu Diploma Digital

Você pode verificar a validade do seu diploma de duas formas:

  • Pelo QR Code: escaneie o código que está no verso do documento.

  • Pelo site de validação: use o link que está no anverso (frente) do seu Diploma Digital.

No site de validação, você pode baixar o seu diploma no formato XML para verificação no MEC. Basta acessar o site do MEC (link externo) e enviar o arquivo XML para confirmar a conformidade do seu diploma.